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Alimentos que fazem bem ao coração

A Beneficência de São Paulo oferece a você uma lista de alimentos que possui poderosas propriedades contra diversos tipos de doenças cardiovasculares. Vamos a eles?

  Peixes de água fria (atum, sardinha, salmão, truta): Possuem alto teor de ômega 3, favorecendo a circulação sanguínea e prevenindo o entupimento e o enrijecimento dos vasos sanguíneos.
  Castanhas, amêndoas e nozes: Possuem alto teor de ômega 3 e ômega 6, que têm ação anti-inflamatória, aumentam o nível do colesterol bom – HDL, e diminuem os níveis do colesterol ruim – LDL.
   Óleos vegetais: Possui alto teor de ômega 3 e ômega 6.
  Linhaça: Rico em fibras, ácidos graxos e proteínas, a linhaça ajuda a reduzir as taxas de colesterol no sangue.
  Quinoa: Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem, sendo rico em proteínas, carboidratos, ferro, fósforo, cálcio e fibras.
  Amora: Possui alto teor de flavonoides, poderosa substância que favorece o fluxo de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes essenciais através do sangue, evitando a formação de coágulos e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.
      Jabuticaba: Possui alto teor de um tipo de flavonoide chamado antocianina, que controla a presença de radicais livres no organismo. O excesso de radicais livres atua sobre o colesterol ruim – LDL, provocando uma reação química que é responsável pela formação das famosas plaquetas de gordura que se acumulam na parede dos vasos sanguíneos, dando início ao processo de degeneração de todo o sistema cardiovascular.
  Cacau: Possui alto teor de flavonoides.
  Brócolis: Alimento rico em flavonoides e vitamina C, poderosos antioxidantes para o organismo.
    Semente de girassol: É rico em selênio e vitamina E, poderosos substâncias antioxidantes, além de ômega 3, que estimula a produção do colesterol bom – HDL.
  Aveia: É um cereal integral, fonte de betaglucana, uma fibra que retarda a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Você pode encontrá-la em flocos, farelo e farinha.
  Chá verde: É rico em flavonoides, poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres. Os radicais livres são substâncias que destroem as células do corpo e causam o envelhecimento precoce do organismo. Ele também acelera o metabolismo, queimando mais calorias e contribuindo para o emagrecimento.
  Óleo de coco extravirgem: Alimento rico em ácidos graxos insaturados, também tem ação antioxidante.
  Alho: É fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares. Atua ainda prevenindo o enrijecimento dos vasos sanguíneos.
  Sal light: Possui teor reduzido de sódio, por isso, evita a retenção de líquido, o inchaço e o aumento de peso.
  Vinho tinto e suco de uva: São fontes de resveratrol, antioxidante que inibe a formação de plaquetas de gordura no sangue.
  Salsa: Possui flavonoides que agem como antioxidantes naturais, neutralizando os radicais livres que podem prejudicar o funcionamento das células. É também fonte de ácido fólico, que ajuda a prevenir a aterosclerose, e vitamina K, que ajuda a regular o processo de coagulação do sangue, prevenindo a formação de tromboses.
  Manjericão: Também rico e flavonoides, é fonte de vitamina K, ferro, cálcio, vitamina A, manganês, potássio, vitamina C e magnésio. Muitas dessas substâncias ajudam a evitar a formação de placas nas artérias e combatem os radicais livres. Além disso, o magnésio ajuda a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue.
  Canela: Ao contrário do que poderia parecer, a canela ajuda a diminuir o açúcar no sangue, controlando as taxas de insulina que podem comprometer a circulação. Além disso, a canela tem ação antioxidante contra os radicais livres.
  Gengibre: Fortalece a circulação sanguínea, além de prevenir enjoos, gases, infecções e inflamações.
  Cebola: meia cebola é capaz de aumentar em até 30% o nível de colesterol bom – HDL no sangue. Isso faz dela um dos principais alimentos no combate às doenças cardiovasculares.
  Tomate: O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, tem forte ação antioxidante, diminuindo os níveis de colesterol do organismo e ajudando a prevenir quadros de aterosclerose.
  Soja: Um dos alimentos mais completos que existe, a soja é rica em ômegas 3 e 6, que melhoram a circulação sanguínea. Além deles, a soja é fonte de minerais como ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio e manganês.
  Abacate: Apesar de ter sido considerado por muito tempo um alimento altamente gorduroso, hoje sabe-se que o abacate possui alto teor de ômega 9, além de ação antioxidante. Desse modo, além de estimular a produção do colesterol bom – HDL, ele diminui a ação dos radicais livres, evitando a formação das placas de gordura que bloqueiam a livre circulação do sangue.
       Azeite: É rico em ômega 9, o que eleva as taxas do bom colesterol – HDL e previne a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos.
 

20 Respostas para “Alimentos que fazem bem ao coração”

  1. Muito proveitosa a matéria, posso dizer que tirando a soja, o sal light, o vinho tinto, o chá verde e o óleo de coco, o restante faz parte da minha alimentação.
    Espero que eu esteja no caminho certo, nossa saúde depende do que comemos.
    Espero pela próxima!

     
    • Silvana G.
    • Responder
    • Ficamos felizes que tenha aproveitado a matéria, Silvana!
      Continue nos acompanhando e divulgue a campanha!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  2. Adorei a lista dos alimentos que fazem bem ao coração!
    Vou segui-la pois faço controle de colesterol,e assim fica
    mais facil saber o que nos faz bem.

     
    • Marisa F.Rodrigues
    • Responder
    • Olá, Marisa!

      Nós da equipe de Cardiologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo agradecemos o contato com nosso site e ficamos felizes ajudar você a cuidar da saúde do seu coração!

      Abraços!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  3. Muito bom, excelentes dicas para o bom funcionamento do coração, sempre ouvi dizer que a canela, gengibre e cebola aumentam a pressão, pelo que li isso não ocorre.
    grata

     
    • Magali Fulquim
    • Responder
    • Magali, ficamos felizes em ajudar. Não deixe de consultar um médico ou nutricionista em caso de dúvida.
      Continue acompanhando e divulgando nosso site!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  4. Obrigado pela materia, estava atrás de alimentos bons para o coração e achei aqui, principalmente agora aos meus 52 anos e com um diagnóstico do cardiologista de insuficiencia valvar mitral de grau leve, embora o cardiologista diga que não é nada sério, eu tenho muito receio.
    Então foi muito bom encontrar esta página.
    Obrigado

     
    • antonio carlos
    • Responder
    • Ficamos feliz em ajudar, Antonio!
      Nos ajude a divulgar nosso site.

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  5. EXCELENTE MATERIA. DE MUITA AJUDA!

     
    • MARILIA
    • Responder
    • Marilia, agradecemos seu comentário e esperamos que você continue acompanhando nossa campanha!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  6. Gostei muito da matéria. A partir de agora será lista obrigatória em nossa casa, principalmente após minha esposa ter tido um infarto aos 24 anos.

    Obrigado.

    José Wilson

     
    • José Wilson
    • Responder
    • José Wilson, ficamos muito felizes em ajudar!
      Continuem acompanhando nossa campanha!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  7. muito bom adorei a materia

     
    • Carol, agradecemos sua visita. Continue acompanhando nossa campanha.

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  8. Muito boa essa matéria, adorei

     
    • Jean
    • Responder
    • Que bom que gostou, Jean!
      Ajude-nos a divulgar!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  9. parabens pela materia adorei…..

     
    • maria cecilia
    • Responder
    • Ficamos feliz que tenha gostado, Maria Cecilia!
      Ajude-nos a divulgar nossa campanha!

       
      • mayra.bortone
      • Responder
  10. Nada se falou do café. Costumo tomar meia xícara pela manhã apenas, não muito forte e sem açúcar, aromatizado com canela ou cravo ou ainda com casca de limão. Ouvi dizer que é um bom vasodilatador e também age no cérebro e nos intestinos (que são órgãos irmãos pela Tradicional Medicina Chinesa). Um abraço a todos :D

     
    • Marcia Garavello
    • Responder

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